Greta Thunberg

Qual a melhor altura para construir um legado?

Aos 8 anos descobriu que o planeta estava em perigo e nunca mais descansou. Aos 11 anos caiu em depressão. Aos 15, decidiu começar a fazer greve às sextas-feiras à porta do parlamento do seu país e distribuir panfletos, alertando para a situação caótica do nosso planeta.

Já todos sabemos quem é Greta Thunberg. A sua TED Talk já passou os três milhões de visualizações (em Ted.com e Youtube). [Se não viu, por favor, veja. Garanto que vale a pena. O link está mais abaixo.]

Greta já aparece em jornais e nas redes sociais. Esteve presente, enquanto ativista, em algumas das mais importantes conferências a nível mundial, como COP24, Davos, etc. Foi nomeada para o Nobel da Paz e foi capa da Time Magazine. Apesar de andar pelo mundo, não voa em aviões –  por causa do efeito das viagens na atmosfera. Demorou 32 horas a chegar a Davos, de comboio.

Ganhou o prestigiado prémio “Liberté”; dividiu os 25 mil euros ganhos com quatro organizações dedicadas à defesa do clima.
António Guterres, cujo discurso sobre este tema está especialmente assertivo, apoia o seu movimento. Arnold Schwarzenegger, que se encontrou com Greta a propósito da Austrian World Summit , escreve no Twitter “I have to admit I was starstruck when I met @gretathunberg.”

Nações Unidas sobre alterações climaticas

Será um fenómeno de popularidade? Com certeza. Será que existem “interesses paralelos” a este movimento ou alguém a dizer à jovem ativista o que transmitir? Muito pouco provável. O movimento já “ganhou pernas”, está bem vivo e é independente.

Greta sabe o seu lugar. Sabe que, se não fizer algo Agora pela Terra, esta morrerá em pouco tempo.

“Temos de agir como se a nossa casa estivesse a arder. Porque está. O nosso planeta está a arder.” – disse, numa das suas intervenções.

Na última sexta-feira, dia 24, milhares de estudantes em todo o mundo fizeram greve, organizada pelo seu movimento. No dia anterior a esta grande manifestação, numa carta enviada ao jornal “The Guardian”, Greta e mais 40 outros ativistas da “Fridays for Future”, explicaram o que iria acontecer no dia seguinte e fizeram um apelo: “que todos façamos greve, e possamos mostrar resistência em massa. Os Jovens têm liderado as greves pelo clima. Agora precisamos que os adultos se juntem a nós (…)”.

O que aconteceu em Portugal? Vimos bastantes manifestantes nas ruas das principais cidades portuguesas. Curiosamente, a informação que obtive foi que, pelo menos na localidade onde tenho residência, os estudantes do ensino secundário e preparatório que decidissem faltar, teriam falta injustificada.

Não sei o que pensam os pais sobre este assunto. Não sei o que pensam os professores. Segundo o DN, a CGTP e a UGT reagiram ao apelo de greve geral (que não foi feito formalmente), dizendo que estão solidários, porém “as duas estruturas sindicais afastaram já a hipótese de uma greve geral de trabalhadores, lembrando que essa é “a última arma” de uma negociação”. Mostraram disponibilidade para colaborar de outras formas.

O que sei, sabemos, é que Greta tem razão.

“A nossa casa está a arder”, e se os adultos não fizerem parte do movimento de forma a criar pressão efetiva sobre os governos, ele pode não ir avante. Se não for, vamos sofrer terríveis consequências. Já estamos a sofrer.  

Qual é a melhor altura para começar a construir um legado?

Para esta jovem ativista foi aos 15 anos.
Acredito agora que nunca é cedo demais para começar. E também nunca é tarde.

E se queremos deixar um planeta (em que seja possível viver) aos nossos filhos, sobrinhos e netos, então esta deverá também ser a nossa prioridade.

Maria Beatriz Costa, Responsável de Marketing e Comunicação 3NCRYPT3D

Nota: Para fazer algo pelo planeta hoje, além do que todos já fazemos (poupança de água e recursos, reciclagem, etc), é importante que se fale destes problemas que nos afetam a todos. Converse sobre este assunto com os seus amigos e conhecidos.

Procure e partilhe informação, partilhe este artigo! 

Pode ver a Ted Talk supra mencionada, aqui ou no link abaixo.


Subscreva aqui a newsletter 3NCRYPT3D!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *